Verdes são os campos,
de cor de limão:
Assim são os olhos
Do meu coração.
Voltas
Campo, que te estendes
Com verdura bela;
Ovelhas, que nela
Vosso pasto tendes,
De ervas vos mantendes
Que traz o Verão,
E eu das lembranças
Do meu coração.
Gados que pasceis
Com contentamento,
Vosso mantimento
Não no entendeis;
Isso que comeis
Não são ervas, não:
São graças dos olhos
Do meu coração.
Luís de Camões
Notas:
V. 8 - pasto: alimento; V. 13 -
pasceis: apascentais; V. 19 - graças:
encanto.
OUTRAS LINHAS DE LEITURA:
1. ASSUNTO:
Dentro do mesmo ciclo – o da menina dos olhos verdes –
este é um dos poemas mais recordados.
Um dos processos do estilo engenhoso consiste em coisificar uma
qualidade do objeto tratado, o que será muito
característico da poesia
concetista do séc. XVII e havia já sido denunciado no
realismo
idealista de Platão. Sendo assim, para o Poeta como para
o Filósofo,
para quem as coisas são reflexos e efeitos dos
arquétipos que estão
no Sumo Bem essencializados, os cabelos não são louros,
mas sim
ouro em fio; as faces não são rosadas, mas rosas; e os
olhos não são verdes, mas a própria verdura e a origem.
Este será o motivo por que as ervas que alimentam o gado
pelos
campos são graças dos olhos da sua amada e lembranças do
seu
coração.
2.
ATENTE:
a) No ritmo simétrico dos primeiros quatro versos, com
que
se inicia a primeira volta, em que ambas as prótases
(primeira parte da frase / período) e
apódoses (segunda parte da frase / período) se
assemelham em extensão, respetivamente, seguido do ritmo
assimétrico entre os quatro últimos, em que existe
também um paralelismo semântico (d’ervas
/
das
lembranças):
Campo
/,
que te estendes
com verdura bela;
ovelhas
/,
que nela
vosso pasto tendes;
d’ervas vos mantendes
que traz o Verão
/,
e eu
/
das lembranças
do meu coração.
b) No jogo semântico, ainda na primeira volta, feito com
palavras - rima com palavras da mesma família (tendes
/
mantendes,
esta última omitida por elipse, no penúltimo verso).
c) No trocadilho no fim da segunda volta, em que a
repetição intensificativa do advérbio de negação
lhe dá uma certa graça, acrescentada
ainda pelas rimas em /-do/,
de tom madrigalesco.
d) Na interpelação apostrófica e alegórica do campo,
das ovelhas e do gado, que formam os elementos
constituintes de um fundo pastoril e campestre que
ressalta de toda a composição.
3.
CLASSIFICAÇÃO DA COMPOSIÇÃO E ESQUEMA RIMÁTICO: cantiga em redondilha menor, com mote
alheio de quatro versos e duas voltas de oito, segundo o
esquema rimático ABCB / deeddBfB (na segunda volta os
três últimos versos repetem a rima dos três últimos do
mote), isto é, há rima cruzada no mote (que tem dois versos
soltos), emparelhada, cruzada e interpolada nas voltas
(onde há um verso solto).
BRAGANÇA, António
(1981). Textos e
comentários, c/
adaptações.