Camilo Castelo Branco
Fernando Pessoa
José Saramago
Sttau Monteiro
Outros
Outros Autores
 

 

OS MAIAS - Sequências narrativas

 

- Capítulo II -

 

Cap.

SEQUÊNCIAS NARRATIVAS Págs.

II

 

Partida de Pedro e Maria Monforte para Itália, onde tencionam passar o Inverno «numa felicidade de novela». (p. 32)


 

Maria Monforte, enfastiada de Roma, suspira por Paris e deseja «gozarem ali um lindo Inverno de amor!». (p. 32)

 

Gravidez de Maria e regresso a Lisboa. (p. 33)


Pedro da Maia, antes de regressar, escreve uma carta comovida ao pai, Afonso da Maia, informando-o da sua chegada e dando-lhe a notícia de que iria ter um neto, pensando com isto mudar a atitude do pai relativamente a Maria Monforte, o que não virá a acontecer. (p. 33)
 

Chegada a Lisboa. Ida de Pedro a Benfica, onde era suposto encontrar o pai, o qual, para não se encontrar com Pedro e Maria Monforte, tinha partido para a quinta de Santa Olávia. (p. 34)


Nascimento da filha, Maria Eduarda – Pedro, que continua magoado com a atitude do pai, não o informa do nascimento da neta. (p. 34)

 

 

Pedro com Maria Eduardo ao colo.


Pedro, ferido com a posição tomada pelo pai, tenta esquecê-lo e fixa-se com Maria em Arroios, onde ambos se entregam a uma vida social bastante intensa, promovendo festas atrás de festas, as quais, segundo Alencar, o poeta que se tornara íntimo da casa, “tinham um saborzinho de orgia distinguée como os poemas de Byron” (p. 35 e seguintes)

 

Nascimento de Carlos Eduardo da Maia. Nova tentativa de reconciliação de Pedro com o pai. (p. 38)

 

 Ver, em baixo, vídeo 1.


Tancredo, o napolitano, começa a frequentar os serões na casa de Arroios (p. 39)


Numa caçada, Pedro fere, inadvertidamente, o Tancredo, trazendo-o para a sua casa de Arroios, para que recuperasse dos ferimentos sofridos. (p. 39 e seguintes)

 

 Ver, em baixo, vídeo 2.


Fuga de Maria com Tancredo. Maria leva com ela a filha. (p. 44)

 

 

Tancredo com Maria Monforte.


Ida de Pedro a casa do pai (em Benfica), levando o filho consigo. (p. 44)


Depois de uma conversa com o pai, pondo-o ao corrente do sucedido e reconhecendo o seu erro por não lhe ter dado ouvidos, Pedro suicida-se. (p. 44 e seguintes)

 Ver, em baixo, vídeo 3.


Partida de Afonso da Maia com o neto para a quinta de Santa Olávia. Todos os criados o acompanham. (p. 52)

JMS

 

 

 

32- 52

 

Obs: as páginas indicadas referem-se à obra de Eça de Queirós, Os Maias (Episódios da Vida Romântica), Edição Livros do Brasil, de acordo com a primeira edição (1888). Lisboa

 

 

 

Vídeo: Maria Monforte e Pedro voltam a Portugal e estão à espera do primeiro filho e da reconciliação com Afonso da Maia.

 

 

 

 

 

Vídeo 2: Maria Monforte conhece Tancredo.

 

 

 

 

 

Vídeo 3: Pedro da Maia suicida-se.

 

 

 

 

Nota: se quiser pode ver aqui a minissérie televisiva completa baseada na obra Os Maias.

Publicado por

Joaquim Matias da Silva

 

====================================================

 

Talvez também tenha interesse em ver comentáros de poemas e estudos integrais de todas as obras e autores que fazem parte dos programas de Português e de Literatura Portuguesa dos 9.º ao 12.º anos de escolaridade.

Consulte então os seguintes menus: Fernando Pessoa (poesia ortónima e heterónima), O Memorial do Convento (José Saramago), Felizmente Há Luar, Frei Luís de Sousa, Um Auto de Gil Vicente e Folhas Caídas (Almeida Garrett), Amor de Perdição (Camilo Castelo Branco), Antero de Quental, António Nobe, Sermão de Santo António aos Peixes (Pe. António Vieira), Bocage, Camilo Pessanha, Cesário Verde, Os Maias e A Aia (Eça de Queirós), Eugénio de Andrade, Fernão Lopes, A Farsa de Inês Pereira (Gil Vicente), O Render dos Heróis (José Cardoso Pires), Camões lírico e Camões épico, Miguel Torga, Sophia Andresen, Aparição (Vergílio Ferreira), as Cantigas de amigo, de amor, de escárnio e de maldizer.

Consulte ainda as rubricas de Funcionamento da Língua.

Boas leituras e bom estudo.

 

Voltar

Início da página

 

© Joaquim Matias 2009/2014

 

 

 

 Páginas visitadas