Camilo Castelo Branco
Fernando Pessoa
José Saramago
Sttau Monteiro
Outros
Outros Autores
 

 

OS MAIAS - Sequências narrativas

 

- Capítulo IV -

 

Cap.

SEQUÊNCIAS NARRATIVAS Págs.

IV

 

Carlos encontra-se em Coimbra matriculado em Medicina. (pp. 87-88)


Carlos habita uma linda casa em Celas, Coimbra. (p. 89)


Teresinha e Eusebiozinho – sua situação na adolescência (p. 91)


Início da relação de amizade entre Carlos e João da Ega, que cursava Direito. (pp. 92-93)

 

 Ver, em baixo, vídeo 1.


Vida boémia de Carlos em Coimbra, onde mantém sucessivamente relações com a mulher de um empregado do Governo Civil (a Hemengarda) e com a espanhola Encarnacion, a sua grande “topada sentimental”. (pp. 93-94)

 


 

Festa da formatura de Carlos, em Celas. (p. 95)


Partida de Carlos para uma longa viagem pela Europa, durante um ano. A sua vida sentimental continua efervescente e inconstante. Mantém relações com a coronela de hussardos em Viena e com Madame Rughel (p. 96 – Ver também cap. VI, p. 151).


Chegada de Carlos a Lisboa, no outono de 1875, instalando-se no Ramalhete. (p. 96)


Projetos grandiosos de Carlos – montar um consultório luxuoso e um laboratório ultramoderno. Esses grandiosos projetos revelam-se, contudo, pouco funcionais, devido à vida ociosa de um Carlos dândi e diletante. (p. 97 e seguintes)


Ega, exuberante e feliz, visita Carlos e anuncia-lhe a publicação do seu livro Memórias de um Átomo. Dandismo e diletantismo de ambos. (p. 104 e seguintes)


A “flirtation de praia” entre Ega e a mulher do Cohen. (p. 106)

 

Craft e os frequentadores habituais do Ramalhete. (p. 106 e seguintes)


Crítica à situação social e política de Portugal: alude-se à “importação” que caracteriza o país - «Leis, ideias, filosofias, teorias, assuntos, estéticas, ciências, estilo, indústrias, modas, maneiras, pilhérias, tudo nos vem em caixotes pelo paquete.» (p. 109)

JMS

 

 

 

87 - 112

 

Obs: as páginas indicadas referem-se à obra de Eça de Queirós, Os Maias (Episódios da Vida Romântica), Edição Livros do Brasil, de acordo com a primeira edição (1888). Lisboa

 

 

Vídeo1: Pedro da Maia suicida-se.

 

 

 

 

Nota: se quiser pode ver aqui a minissérie televisiva completa baseada na obra Os Maias.

Publicado por

Joaquim Matias da Silva

 

====================================================

 

Talvez também tenha interesse em ver comentáros de poemas e estudos integrais de todas as obras e autores que fazem parte dos programas de Português e de Literatura Portuguesa dos 9.º ao 12.º anos de escolaridade.

Consulte então os seguintes menus: Fernando Pessoa (poesia ortónima e heterónima), O Memorial do Convento (José Saramago), Felizmente Há Luar, Frei Luís de Sousa, Um Auto de Gil Vicente e Folhas Caídas (Almeida Garrett), Amor de Perdição (Camilo Castelo Branco), Antero de Quental, António Nobe, Sermão de Santo António aos Peixes (Pe. António Vieira), Bocage, Camilo Pessanha, Cesário Verde, Os Maias e A Aia (Eça de Queirós), Eugénio de Andrade, Fernão Lopes, A Farsa de Inês Pereira (Gil Vicente), O Render dos Heróis (José Cardoso Pires), Camões lírico e Camões épico, Miguel Torga, Sophia Andresen, Aparição (Vergílio Ferreira), as Cantigas de amigo, de amor, de escárnio e de maldizer.

Consulte ainda as rubricas de Funcionamento da Língua.

Boas leituras e bom estudo.

 

Voltar

Início da página

© Joaquim Matias 2009/2014

 

 

 

 Páginas visitadas