Craft torna-se íntimo no Ramalhete. (p. 186)
Caraterização de Dâmaso Salcede (caricatura),
com saliência para o seu carácter fanfarrão e bajulador.
(p 187 e seguintes)
Dâmaso quer, a todo o custo, ser amigo de Carlos.
Passa a imitá-lo “com uma minuciosidade inquieta”. (p
192 e seguintes)
Ega pede dinheiro a Carlos para pagar dívidas,
sobretudo uma à “ascorosa lombriga e imunda osga”, que
era o Eusebiozinho. (pp.195-196)
Ega fala da condessa de Gouvarinho e da paixão que
ela nutre por Carlos. (pp. 196-197)
Anúncio do baile de máscaras em casa dos Cohens,
no aniversário de Raquel. (p. 197 e seguintes)
Carlos encontra no Aterro a senhora que vira no
peristilo do Hotel Central. Os olhos de ambos fixam-se
profundamente. (pp. 202-205)
A condessa de Gouvarinho vai ao consultório de
Carlos sob pretexto de o filho estar doente, mas o que a
move é o interesse que tinha em se encontrar com Carlos.
Entre eles gera-se uma relação tórrida. (p.205-211)
Ver vídeo 1, em baixo.
Dâmaso desaparece do convívio do Ramalhete para
acompanhar os Castro Gomes a Sintra. (p. 211)
Taveira diz a Carlos que Dâmaso tinha ido para
Sintra com os Castro Gomes. (pp. 211-212)
Artigo de Ega sobre os Cohens na “Gazeta
Ilustrada”. (pp.212-213)
Carlos convida Cruges a acompanhá-lo a Sintra,
no intuito de ver a senhora que encontrara no Aterro.
(pp. 216-217)
Cruges, o
artista (maestro) incompreendido.
Ver vídeo 2, em baixo.
JMS |